Somos um pugilo de homens de bem, livres e de bons costumes, reunidos numa “construção” que denominamos “Templo”, em torno de um ideal comum de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Liberdade de consciência; Igualdade como força do progresso e a Fraternidade entre os homens.

Vivemos e aprendemos que é sempre pelo Ideal que nos dedicamos; os homens sacrificam-se por visões, mas, o que hoje o vulgo desdenha como ilusões, são as certezas do amanhã.

Cremos num Ente Supremo que honra e enobrece o nosso coração, Criador dos Mundos, podendo ser entendido como Deus, no entanto entre nós, O denominamos Grande Arquiteto do Universo.

Anunciamos em todos os cantos que a Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do Espírito sobre a Matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da Humanidade, por meio do cumprimento inflexível do Dever, da prática desinteressada da Beneficência e da investigação constante da Verdade.

Defendemos com todas as nossas forças o direito de Reunião. Nossas reuniões acontecem em nossos Templos e, nos reunimos para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros. Para glorificar a Verdade e a Justiça. Para promover o bem estar da Pátria e da Humanidade.

Como trabalhadores na construção de um mundo melhor, cremos e nos dedicamos à construção de Templos à Virtude e de masmorras aos Vícios.

Nosso Dever na reverência ao Grande Arquiteto do Universo, na busca harmoniosa de um convívio de paz para a Humanidade, uma Pátria onde reina o respeito e o progresso, a nossa Família que nos agasalha, ama e protege e, ao final, os deveres do homem para consigo mesmo, ou seja, o amor ao próximo acima de todas as coisas!
Não somos inimigos dos governos e autoridades se são justos!

A nação hoje livre pode amanhã estar escravizada. Colônia no passado, Império ontem, República hoje, tais são as fantásticas mutações da cena das nações nesse mundo.

Aprendemos e ensinamos que o luxo e a riqueza são vícios que deslumbra o vulgo e que, o homem livre e de sentimentos puros não deve ser vaidoso, nem orgulhoso!

Cremos firmemente que as ciências encontradas no desenvolvimento da humanidade em toda a sua história, transformaram a vida do homem, trouxeram progressos, saúde e vida mais duradoura; a ciência ampliou os nossos sentidos levando-nos aos extremos do pensamento, onde nos deparamos com o infinitamente grande e o infinitamente pequeno.
A Maçonaria é uma escola moral. Nela meditamos continuamente no pensamento do maior símbolo da ciência moderna o Físico Albert Einstein: “Existe um só bem: o conhecimento; existe um só mal: a ignorância”.

Que somos nós?
Uma imensa Família Universal!
Filhos vivos de uma viúva, somos todos Irmãos!

Nós nos reconhecemos – sempre – uns aos outros, como Irmãos;

Alimenta os nossos corações o Ideal de Fraternidade e União:
A nossa Oração de sempre, está impressa em nossas Almas e no Salmo 133:
“Como é bom e agradável viverem os Irmãos em união. É como o óleo precioso que unge a cabeça de Aarão e do qual escorrem gotas para a sua barba e daí para as suas vestes. Como o orvalho do Monte Hermon que vem cair sobre as montanhas de Tsion, como as bênçãos ordenadas pelo Eterno. Porque elas são perpetuadas em sua vida, são para sempre!”.

A∴R∴L∴S
TEMPLO DO REI SALOMÃO – Nº 3723
Ir.: João Bosco dos Santos